
Reforma Protestante: O movimento que revolucionou a religião cristã
Você sabe o que foi a Reforma Protestante? E que neste ano estão sendo comemorados 504 anos do movimento? Venha conhecer mais sobre esse acontecimento que transformou a religião cristã e deu origem ao Protestantismo de hoje:
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que surgiu na Europa no século XVI, quando estudiosos da religião cristã começaram a questionar ações e costumes perpetuados pela Igreja Católica e romperam com a mesma, criando novas vertentes conhecidas como Protestantes.
Por isso, preparamos esse post mostrando alguns pontos sobre a Reforma Protestante, para você conhecer mais esse movimento e entender como ele mudou a religião cristã em todo o mundo:
O que motivou a Reforma Protestante?
Durante o período da Idade Média, a Igreja Católica era a instituição de maior poder e influência existente na Europa. Os reis buscavam obter o poder ideológico que pertencia a Igreja e o povo estava insatisfeito devido aos abusos que sofriam dos clérigos.
Além disso, alguns teólogos e estudiosos passaram a questionar algumas práticas da Igreja, como a venda de indulgências, a proibição da aplicação de juros e a proibição da leitura individual e tradução da Bíblia.
Esses questionamentos levaram teólogos como Martinho Lutero e John Wycliffe a criarem novas propostas de ideias para a religião e darem os primeiros passos para o que seria a Reforma Protestante.
Quem foi Martinho Lutero?
Martinho Lutero (1483 -1546) foi considerado o principal líder da Reforma Protestante após escrever 95 teses que foram fixadas na Catedral de Wittenberg, criticando a Igreja Católica e o Papa.
Lutero nasceu em Eisleben, na Alemanha e aos 16 anos ingressou na Universidade de Erfurt. Foi apenas em 1505 que decidiu seguir a vida religiosa e entrou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt.
Após a finalização de seus estudos como bacharel de Estudos Bíblicos, em 1509, Martinho Lutero dedicou os anos seguintes ao ensino religioso e passou a expressar publicamente seu descontentamento com a prática de venda de indulgências.
No ano de 1517, Lutero escreveu as 95 teses que seria os estopim para a Reforma Protestante e publicou-as na porta da Catedral de Wittenberg.
Martinho Lutero se tornou um grande líder religioso e escreveu os tratados que deram base ao luteranismo e à Igreja Luterana. Além disso, tem como feitos a tradução da Bíblia para o alemão e diversos livros de teologia.
O que foi a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante foi um movimento religioso-político que aconteceu na Europa no século XVI e culminou na divisão da Igreja do Ocidente entre católicos romanos e protestantes.
Essa nova vertente da religião cristã passou a seguir cinco crenças básicas:
• Sola fide (somente a fé)
• Sola scriptura (somente a Escritura)
• Solus Christus (somente Cristo)
• Sola gratia (somente a graça)
• Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
Esse movimento resultou na criação de diversas doutrinas religiosas cristãs que deram origem às Igrejas Calvinista (França e Holanda), Presbiteriana (Escócia) e Anglicana (Inglaterra).
Outros reformadores:
Apesar de Martinho Lutero ser o nome mais conhecido da Reforma Protestante, outros teólogos tiveram grande influência na criação dos ideais que seriam difundidos no movimento. John Wycliffe foi um teólogo inglês que levantou os primeiros questionamentos sobre a necessidade da figura papal e deu base para as ideias que seriam difundidas na Reforma. Outros grandes reformadores desse período foram Italo Calvino, John Knox e Thomas Müntzer
Sendo um movimento de grande influência para a sociedade da época e gerações futuras, a Reforma Protestante tem consequências e curiosidades que podem ser notadas até hoje. Veja algumas:
▪️ Segundo um relatório feito pelo centro de pesquisas independente americano das religiões Pew Research Centre, cerca de 801 milhões de pessoas são adeptas ao protestantismo atualmente;
▪️ Lutero defendeu mudanças nas estruturas das missas e a inserção de mais músicas nas celebrações, afirmando que os corais eram partes integrantes na experiência espiritual. Essa filosofia serviu como inspiração para Johan Sebastian Bach compor suas famosas cantatas mais de 100 anos depois.
▪️ Martin Luther King Jr. foi o líder do movimento dos Direitos Civis nos EUA e recebeu o nome Luther (de Lutero) em homenagem ao líder da Reforma, após seu pai participar de um congresso religioso na Alemanha, em 1934.
Espero que tenha gostado de nosso post sobre a Reforma Protestante e não esqueça de deixar nos comentários o que mais você deseja ver no Blog do IBAD.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/reforma-protestante