Quem foi o apóstolo Paulo?

Uma das figuras mais conhecidas dentro do cristianismo é Paulo, o homem que passou de perseguidor de Cristo para um dos apóstolos de mais influência na Bíblia. Sua trajetória foi marcada por grandes desafios, transformações e, até hoje, é uma grande inspiração para os cristãos de todo o mundo.

Paulo, que também era conhecido como Saulo, nasceu em Tarso da Cilícia (atual Turquia) em uma família rica judia, da tribo de Benjamim, provavelmente no ano 2 a.C.. As condições financeiras de sua família permitiram que ele aprendesse de diversas línguas e estudasse com Gamaliel, um fariseu, membro do concílio. Durante seus estudos, Paulo desenvolveu sua paixão pelo judaísmo e passou a perseguir fervorosamente os cristãos.

Após o apóstolo presenciar a morte do Estevão, um fiel seguidor de Cristo, sua revolta contra os cristãos se intensificou, pois ele acreditava ser inadmissível alguém morrer em nome de sua fé em Jesus. Foi então que, movido por seu ódio pelos cristão, pediu para seu sacerdote uma autorização para ir às sinagogas de Damasco, buscar seguidores de Jesus para prendê-los, em Jerusalém.

Essa viagem para Damasco foi um momento de virada na vida de Paulo. Pouco antes de chegar à cidade, uma luz forte brilhou ao seu redor. Foi ali que ouviu uma voz, dizendo: “Saulo, Saulo, porque me persegues?”. Paulo, então, perguntou: “Quem és tu Senhor?”. E uma resposta divina veio: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues (…), mas levanta-te, entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer” (Atos 9.3-6).

Ao redor de Paulo, seus companheiros de viagem ouviram aquela voz, mas não viram nada. Depois desse encontro com Jesus, o apóstolo ficou cego e foi levado para a cidade de Damasco. Sua cegueira durou 3 dias e foi curada por Ananias, um servo de Deus, que teve uma visão, mostrando que precisava encontrar um judeu perseguidor dos cristãos.

Foi a partir desse momento que Paulo se sentiu dominado pelo seu amor em Cristo e passou a ser um dos maiores responsáveis pela disseminação do evangelho pela Ásia e Europa. Seus trabalhos, também, foram de grande importância, no que diz respeito à doutrina cristã e à relação do crente com as autoridades e realidade social.

Mas, a realização de Paulo mais conhecida entre os cristão é a autoria das Epístolas Paulinas, um conjunto de 13 cartas escritas pelo apóstolo durante seu ministério e que o tornam o maior autor do Novo Testamento. As cartas são compostas por Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas cartas foram escritas sob a inspiração do Espírito Santo e trazem ensinamentos teológicos indispensáveis na doutrinação cristã.

O apóstolo Paulo foi preso por vezes em sua vida e escreveu várias de suas epístolas durante seu cárcere. Segundo registros, Paulo foi decapitado em Roma por volta do ano de 67 d.C.

Curiosidades sobre Paulo:

  • O apóstolo Paulo possuía conhecimento avançado em outros idiomas e falava hebrico, aramaico e grego;
  • Após sua conversão, Paulo fez três grandes viagens missionárias para levar a Palavra de Deus para diversas províncias do Império Romano;
  • Paulo é considerado um dos maiores líderes do cristianismo, estando apenas depois de Jesus.

O trabalho do apóstolo Paulo inspira e fortalece a fé dos cristãos até hoje e pode ser estudado a fundo no livro de Epístolas Paulinas, que faz parte do Curso Médio em Teologia do IBAD. Conheça mais sobre nossos cursos e livros, acessando: https://ibad.com.br/medio/#livros.

Para mais conteúdos sobre teologia, continue nos acompanhando pelo Blog e pelas redes sociais do IBAD.

Por Roberta Souza
Redação IBAD