
Livro: Teologia Bíblica do Novo Testamento

- Autor: Roberto dos Reis
- Avaliação: (4 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO
O Novo Testamento, formado pelos seus vinte e sete livros, distribuídos de acordo com seu gênero literário específico (Biografia, História, Epístola e Profecia), constitui uma das mais fascinantes obras da literatura universal. Ao lado do Antigo Testamento, compõe a Bíblia Sagrada, a genuína Palavra de Deus endereçada ao coração dos homens. Há séculos, as páginas do Novo Testamento vêm sendo objeto de estudos, e incontáveis pesquisadores, debruçando-se sobre elas, vêm imprimindo suas percepções acerca do seu tema central: Jesus Cristo, o Salvador por Excelência. Nesse sentido, a Teologia Bíblica tornou-se um instrumento indispensável de análise, não só do conteúdo propriamente dito, mas da estrutura literária que compõe os textos do Novo Testamento, especificando, de forma clara, as características próprias dos autores que, não sendo apenas partes importantes da história do Cristianismo Primitivo, revelam-se teólogos na acepção plena do termo.
É com essa perspectiva em mente que, buscando expor, de forma clara e concisa, os principais pontos pertinentes ao estudo do Novo Testamento partindo da instrumentalidade crítica da Teologia Bíblica, estruturamos o presente livro em quatro unidades.
Na primeira unidade, composta por cinco capítulos, abordaremos as definições que os pesquisadores dão para a “Teologia Bíblica do Novo Testamento”, fazendo, em seguida, uma descrição panorâmica de sua história formativa, sem deixar de tratar, como óbvio se mostra, as diversas metodologias utilizadas pelos pesquisadores no trato com tão relevante disciplina, entre eles Rudolf Bultmann, Hans Conzelmann, George Ladd e Leonard Goppelt.
Na segunda unidade, composta por quatro capítulos, focalizaremos a teologia constante nos evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, adicionando, como obra conjunta ao Evangelho Segundo Lucas, Atos dos Apóstolos.
Na terceira unidade, também composta por quatro capítulos, abordaremos a teologia do Novo Testamento constante nas epístolas paulinas, destacando temas específicos em decorrência da amplidão das abordagens feitas pelo apóstolo Paulo.
A última unidade, por sua vez, tem como objetivo principal a discussão em torno da teologia do Novo Testamento a partir das epístolas não paulinas e o texto do Apocalipse. Levando em consideração o curto espaço que dispomos para a análise de todos os livros que compõem o Novo Testamento, mesmo que focando apenas os temas mais específicos, não descartamos a possibilidade de que alguns tópicos fiquem à margem de nossa análise central.
Pensando nisso, queremos incentivá-lo a, ao longo das discussões e reflexões suscitadas durante a exposição dos capítulos, desenvolver o hábito da leitura complementar, considerando as indicações bibliográficas fornecidas ao longo das apresentações. De qualquer forma, esperamos que a leitura da presente obra, acima de tudo, contribua para a compreensão do papel desempenhado pela Teologia Bíblica na abstração dos aspetos teológicos subjacentes aos livros do Novo Testamento.