
Livro: Teologia Bíblica do Antigo Testamento

- Autor: Samuel Suana
- Avaliação: (5 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Teologia Bíblica do Antigo Testamento é um importante conteúdo teológico que procura entender o que foi ministrado por Deus àqueles que foram instrumentos da revelação na Antiga Aliança. Tal informação é relevante para todos que desejam entender o significado dessa revelação, a maneira como foi feita e a sua relação com o “todo revelatório”.
Para se ter um bom entendimento bíblico e elaborar boas chaves de interpretação do texto sagrado, é necessário que se compreenda os fundamentos da revelação no Antigo Testamento. Necessário também é compreender a cosmovisão existente nessa parte das Escrituras Sagradas e as possíveis interações estabelecidas entre o Antigo e o Novo Pacto.
A intenção deste trabalho é ajudar o leitor a perceber a importância do Antigo Testamento como palavra de Deus e parte fundamental da revelação. Outra expectativa que se tem é que o leitor compreenda como o pensamento teológico veterotestamentário foi construído ao longo da primeira parte das Escrituras, desde Gênesis até Malaquias.
O livro está organizado em quatro unidades, indo do modo como se constrói a Teologia do Antigo Testamento até temáticas específicas sobre esse conteúdo. Na primeira unidade, espera-se que o leitor entenda quais são os critérios para a elaboração de uma teologia do AT.
Na segunda unidade, objetiva-se a compreensão do desenvolvimento histórico da revelação feita por Deus no Antigo Testamento. Depois se espera que o estudioso perceba as ideias teológicas predominantes em cada seção do Antigo Testamento e na última unidade propõe-se a reflexão sobre temáticas elementares que servem não apenas à teologia bíblica, mas também à compreensão das Escrituras no sentido geral.
Para dar suporte aos comentários e às argumentações deste trabalho, foi considerado o esforço de alguns autores que deram sua contribuição nessa área do saber teológico. Pelo fato de os escritores irem por diferentes caminhos na condução de seus esclarecimentos, procuramos aproveitar aquilo que pôde ajudar no fechamento da proposta deste conteúdo. Pela natureza híbrida dessa elaboração um “mix” de história da revelação, aspectos teológicos dos livros e temas específicos da teologia do AT aproveitaram-se várias obras de referências, entre elas Teologia Bíblica do Velho Testamento de Cabtree e Teologia Bíblica do Antigo Testamento de Smith.
Esperamos que esta obra seja de grande significado para todos os amantes do conhecimento bíblico e teológico. Que o Inspirador das Escrituras possa iluminar corações para que verdades do texto sagrado possam ser compreendidas com mais facilidade e, uma vez apreendidas e apropriadas, transformem-se em poderosos recursos para a exposição da Palavra nestes tempos do fim.