Livro: Religiões Comparadas

Em um mundo em constante mudança, onde, apesar de parecer contraditório, a secularização e o pluralismo religioso, se tornaram características da globalização, é necessário conhecer um pouco mais da multiplicidade religiosa. Religiões e tradições das quais outrora jamais havíamos ouvido falar, estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia graças à popularização da internet e das redes sociais.
  • Autor: Andre Moreira
  • Avaliação:  (5 avaliações)
  •  Versão Impressa
  •  Versão Digital (Online)

978-85-60068-57-9

169

0,245

2021

Nº Páginas

Peso

Ano

RELIGIÕES COMPARADAS

Religiões: Cristianismo: Religião: Cultura: Antropologia

Em um mundo em constante mudança, onde, apesar de parecer contraditório, a secularização e o pluralismo religioso, se tornaram características da globalização, é necessário conhecer um pouco mais da multiplicidade religiosa. Religiões e tradições das quais outrora jamais havíamos ouvido falar, estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia graças à popularização da internet e das redes sociais. E a busca por esse conhecimento precisa ser imparcial e desprovida de qualquer “pré-conceito” ou “pré-juízo” – compreender como as Religiões foram constituídas e como seus adeptos se comportam, é ferramenta fundamental para o processo de Evangelismo, seja ele local, ou em caráter missional.

A fé cristã deve se pautar pela tolerância e compreensão, mas  isso não significa em hipótese alguma que o Cristão aceita e tolera o engano ou o pecado; o crente, antes de mais nada, precisa ter a clara compreensão de que o Homem é um pecador carente da Glória de Deus mas que só o Espírito Santo pode convencer o pecador de sua condição decadente (cf. Romanos 3.23 e João 16.7-11).

O livro “Religiões Comparadas” busca mostrar de maneira imparcial as principais características das grandes Religiões existentes, como elas surgiram, como elas se relacionam com o Brasil, demonstrando em especial a Filosofia por trás de cada uma delas. Não espere encontrar uma lista de refutações ou contestações teológicas, ou qualquer tipo de crítica de viés depreciativo. Entendemos que cada Religião, cristã ou não Cristã, assim como as múltiplas tradições evangélicas do Brasil, têm um contexto muito específico que justifica sua existência e cada adepto ou seguidor acredita em seus pressupostos (sendo eles verdadeiros ou não). Cabe ao Cristão, atendendo à grande Comissão descrita em Mateus 28.16-20 levar a Mensagem da Cruz, e não o julgamento.

Dedicaremos nesse trabalho uma leitura atenta ao Cristianismo e como ele se manifesta no Brasil atual. A história da Religião é cheia de relatos de grandes divisões ocorridas pela incapacidade de olharmos o outro com os olhos de Jesus. Ao longo desses séculos várias disputas teológicas sobre questões dogmáticas ocorreram, assim como excomunhões mútuas entre diferentes setores da Igreja, perseguições e censuras contra aqueles que tinham posições diferentes daquelas da “maioria”. Falaremos brevemente sobre essas questões e prosseguiremos apresentando o Cristianismo de forma panorâmica, evidenciando as diferenças existentes entre as várias tradições.

Para facilitar a leitura, dividimos esse trabalho em quatro grandes unidades. Na primeira unidade falaremos um pouco sobre o que é Religião, como ela se desenvolve, se manifesta e como nós Cristãos podemos identificar uma heresia – essa seção em especial é parte fundamental dessa obra e também de grande auxílio para a compreensão do Cristianismo.

Na unidade dois falaremos um pouco sobre as grandes religiões monoteístas, suas origens e a Filosofia por trás de seus pensamentos teológicos. Dedicaremos tempo especial ao judaísmo; compreender suas doutrinas e história nos ajudará a conhecer o cristianismo e o islamismo. Na unidade três vamos conhecer um pouco das religiões orientais como o budismo e o hinduísmo. E por fim, na unidade quatro conheceremos um pouco das religiões existentes no Brasil, observando atenciosamente como o Cristianismo se consolidou nesse país e como o espiritismo e as religiões africanas se relacionam com esse país.

A pluralidade religiosa é uma constante ao longo da história da humanidade. Desde o seu início, o Cristianismo tem se deparado com a questão de como se relacionar com outras religiões – não podemos esquecer que os Cristãos também já foram tratados como hereges, adeptos de uma seita. Em outras palavras, a religiosidade humana nos impele a refletir sobre um convívio mais harmonioso com as diferenças existentes entre cada eixo religioso. No Brasil, esse cenário se torna muito mais evidente.

O país não tem religião oficial desde 1.988, mas desde muito antes a mistura de povos e raças também já promovia uma mistura de religiões e culturas. Essa mistura de povos e raças é profundamente positiva no campo cultural e ético, mas infelizmente criou uma série de tristes curiosidades religiosas que precisamos constantemente corrigir no seio de nossas igrejas; não é incomum encontrarmos cristãos (em sua maioria recém-convertidos ou oriundos de outras confissões doutrinárias) procurando se inteirar sobre as previsões do dia para seu signo (mesmo que isso seja biblicamente incorreto!), ou ainda que façam pequenas “simpatias” caseiras para resolver problemas cotidianos.

Assim, diante de tão profundo e complexo tema, este escrito busca saber como o Cristianismo em suas múltiplas revelações e as outras Religiões se desenvolvem e se movimentam na vida contemporânea da sociedade, buscando ainda entender como essas tantas diferenças podem ser minimizadas para uma melhor coexistência.

Boa leitura!

Este livro faz parte do Curso Médio em Teologia