
Livro: Português Instrumental

- Autor: Nadirce Gregório e Silvia Siqueira
- Avaliação: (2 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
A escrita, representação da linguagem falada por meio de signos gráficos, sempre foi fundamental para a organização do pensamento e o registro dos costumes, crenças e estudos, mas, apesar de sua importância, ficou um pouco marginalizada com o surgimento de aparelhos como o telefone, a televisão e o rádio, que tornaram a vida mais simples e a comunicação menos complexa. Essa situação só foi interrompida com o surgimento da comunicação virtual (e-mail, blogs, facebook, etc.) que passou a fazer parte da vida de milhares de pessoas e colocou a comunicação oral e escrita no mesmo nível de importância. Com essa valorização, a boa escrita deixou de ser apreciada somente no meio acadêmico e tornou-se um diferencial para o profissional moderno porque, mais do que o domínio da língua, ela pode revelar alta capacidade cognitiva, raciocínio bem estruturado, bom nível cultural e atenção a detalhes.
Muitas pessoas se preocupam demasiadamente com a aparência, mas não percebem que aquilo que dizem e o modo como o fazem dá às outras pessoas uma ideia do que são, independente da maneira como estão vestidas. Quando escrevem, isso não é diferente. Dependendo do texto, o leitor pode ter a imagem do redator como uma pessoa agradável ou desagradável, humilde ou orgulhosa, inteligente ou limitada. E essa imagem pode ou não corresponder à realidade, mas, com certeza, pode interferir no objetivo a ser alcançado.
Uma pessoa, por exemplo, tecnicamente qualificada e comprometida com sua atividade profissional, pode ter bastante iniciativa e boas ideias, mas pode criar uma imagem inadequada ao enviar uma proposta de trabalho com informações mal organizadas e com erros de português, um erro fatal, visto que as empresas valorizam cada vez mais as competências em comunicação, tanto na fala como na escrita.
Em outros setores da sociedade, a adequada comunicação oral e escrita não é menos importante. Quem se comunica bem transita melhor pela sociedade. Para isso, é fundamental a prática da leitura, que gera conhecimento, aumenta a concentração, a rapidez de raciocínio e o repertório do vocabulário. A prática da escrita é outra atividade essencial para quem quer melhorar sua comunicação, com ela há sempre um aprimoramento do conhecimento das regras gramaticais, da clareza de pensamento e dos argumentos, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma boa oratória.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação mais eficiente, colocamos à disposição este livro que está dividido em quatro unidades, cada uma com cinco capítulos.
Na primeira e segunda unidades, apresentamos os conteúdos textuais, que contemplam a leitura e a redação, os quais vão desde as diferenças entre a língua falada e a língua escrita, passando pela coerência, pela coesão e pelos gêneros discursivos até chegar à produção textual, como resumo e resenha.
Na terceira e quarta unidades, apresentamos os conteúdos gramaticais, com dois objetivos. O primeiro é que os assuntos, como concordância verbal, crase, regência, acentuação, pontuação entre outros, possam servir de base para uma revisão gramatical do que você já estudou ou para reforçar o que ainda não está bem alicerçado. O segundo objetivo é que este material possa servir de consulta e solucionar suas dúvidas sobre algum aspecto gramatical aqui abordado.
Nossa intenção maior é contribuir com seu aprendizado sobre a língua portuguesa e despertar em você o gosto pela leitura e pela escrita. Para nós será altamente gratificante saber que este livro pôde contribuir de alguma forma com o seu crescimento educacional. Bom estudo!
As Autoras