
Livro: Livros Históricos

- Autor: Emerson Cavalheiro
- Avaliação: (135 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
LIVROS HISTÓRICOS
A soberania divina na condução da história de Israel
A Bíblia Sagrada é a revelação de Deus para o Homem. Ela apresenta, desde os seus primeiros capítulos, um Poderoso Senhor, criador de todas as coisas, da mais alta complexidade, fazendo uso exclusivo de apenas um único e poderoso instrumento: Sua Palavra. Abrir as Escrituras é acessar as informações que respondem as mais importantes, inquietantes e, até mesmo, angustiantes questões que rondam e permeiam a existência humana: Quem somos? De onde viemos e para onde iremos? Os anseios humanos encontram respostas no Deus da Revelação e da relação. Sim, Deus é um Deus que, a despeito de toda a Sua grandeza e Seus atributos, como Onipotência, Onisciência e Onipresença, tem prazer em se relacionar com a Sua criatura, com o Homem criado e, posteriormente, com Seu povo.
Os primeiros cinco livros das Escrituras, chamados de “Pentateuco”, explicam a gênese de todas as coisas: o primeiro homem, a primeira mulher, a violação das ordens divinas, que resultaram na queda do ser humano, as tragédias familiares e sociais decorrentes disso, o dilúvio, a escolha de Abrão para que, através de sua descendência, Yahweh desse sequência à revelação dos Seus eternos desígnios, o surgimento do povo de Israel, o cativeiro egípcio, a libertação dos hebreus das mãos Faraó, dentre tantos outros acontecimentos.
Uma personagem chave nos relatos contidos no último livro da grade que forma o Pentateuco, o conhecido “Deuteronômio”, foi Moisés, o grande libertador de Israel. No entanto, os dias deste homem chegaram ao fim e novos empreendimentos e conquistas estavam à frente do povo. Ato contínuo, o que se verá, de agora em diante, é o desenrolar da história de uma nação, que se consolidará na terra que “mana leite e mel” e que tomará forma no dia a dia. Assim como um caudaloso rio, através de seu curso e percurso, Israel vivenciará inúmeros eventos, bons e ruins, que formarão o seu caráter e a sua identidade, mas que, acima de tudo, trará ao mundo, Àquele que seria o remédio à salvação do Homem, morto em seus delitos e pecados: Cristo Jesus (Efésios 2).
Esta obra tem o objetivo de introduzir o aluno ao estudo dos “Livros Históricos”, que iniciam logo após o livro de Deuteronômio, com Josué. Trataremos dos principais fatos que envolveram a nação de Israel, começando pela entrada na terra de Canaã, sua instalação no território, seus juízes, seus reis, seu abandono pelas leis do Senhor, trazendo grande destruição, através dos cativeiros assírio e babilônico, até os tempos de restauração com Esdras, Neemias e Ester. Aproximadamente mil anos de história são contados nestes doze livros da Bíblia Sagrada e abarcam um período de tempo que vai do século XV ao século V a.C.
Na primeira Unidade, estudaremos a entrada do povo em Canaã, à prometida terra. Veremos como Josué conduziu as tribos para a posse do território, dentre outros fatos de grande importância, tais como: o período dos juízes, a linda história de Rute e a seriedade espiritual do profeta Samuel.
Na segunda Unidade, conheceremos o princípio da monarquia e seremos apresentados aos primeiros reis de Israel, com suas virtudes e fracassos.
Na terceira Unidade, o reino que cresceu e se desenvolveu, sofrerá grande ruptura, tornando-se dois, Norte e Sul. Tempos de profunda escuridão espiritual e afastamento das leis e ordenanças do Senhor, resultarão em sofrimentos e devastação, culminando em castigo e cativeiro.
Na quarta Unidade, acessaremos momentos de refrigério e restauração, além de nos inspirarmos com a história de vida de algumas personagens que fizeram a diferença no seu tempo e que servem de inspiração para a nossa caminhada com Deus.
Evidentemente que, num trabalho com este, não será possível abarcar todo o extenso conteúdo descrito nos livros históricos, todavia, certamente, o estudante será introduzido a esta realidade tão importante para a compreensão do todo das Escrituras. A partir do conhecimento adquirido aqui, poder-se-á dar início à construção, firmando bem suas bases. Com esta metáfora, convém lembrar que as bases são as Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, portanto, deve ser ela, o primeiro livro de consulta e o texto fundamental para a edificação do edifício que continuará sendo levantado daqui em diante. Não abra mão, não deixe para o segundo plano e, não menospreze a leitura e o estudo acurado da lei do Senhor. Tenha sempre em mente que tudo precisa e deve estar alicerçado na Bíblia Sagrada.
Bons estudos!