
Livro: Introdução Bíblica

- Autor: Roberto dos Reis
- Avaliação: (36 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
INTRODUÇÃO BIBLICA
A vontade de Deus através de sua palavra escrita
A Bíblia não é apenas “um” livro. É mais que isso. É a regra de fé e conduta daqueles que, desejosos de conhecer a Deus, tiveram contato com suas páginas e experimentaram o poder transformador de suas palavras. É a bússola que, na longa jornada da perfeição cristã, indica o caminho certo; é pão para o faminto e água para o sedento; é espírito de vida para todos quanto jazem inertes no terrível “vale de ossos secos” (Ez.37) e boas novas de salvação a toda humanidade.
Por tudo isso, e muito mais, a Bíblia Sagrada se constitui o Livro dos livros, o Livro por excelência; a carta de alforria daqueles que se cansaram das penúrias atrozes que acometem os prisioneiros das “senzalas” do pecado. É impossível sermos os mesmos depois de termos lido suas páginas e auscultado a voz do Espírito que, linha após linha, nos sussurra as grandezas d’Aquele que “[…] tudo fez, esplendidamente bem”. E, em virtude dessas verdades irrefutáveis, somos desafiados a percorrer suas páginas e mergulhar na imensidão dos conceitos, exemplos e doutrinas que, tal como notas de uma partitura, vão se sucedendo e compondo uma harmonia perfeita.
Neste trabalho, refletiremos a cerca da origem das Escrituras Sagradas; a forma como, através dos séculos, ela foi sendo redigida por diferentes autores, cada um com seu estilo literário peculiar, vivendo seu momento histórico próprio, mas compartilhando a mesma experiência transformadora (chamado e vocação) que os autorizou na redação de textos inspirados os quais, posteriormente, comporiam o chamado Cânon, a base formativa da Bíblia Sagrada. Nosso objetivo é demonstrar, de forma concisa e direta, os principais temas que envolvem a formação da Bíblia e, mediante as diversas questões de reflexão inseridas a longo de todo o texto, desafiar o leitor a aprofundar seus estudos no presente tema.
Para facilitar o estudo e a reflexão, o livro foi dividido em quatro unidades, cada uma contendo cinco capítulos.
Na primeira unidade, intitulada Origem, Desenvolvimento e Fundamentos das Sagradas Escrituras, abordaremos as questões pertinentes ao nascimento e outros pormenores a respeito dos textos sagrados.
Na segunda, A Inspiração das Escrituras Sagradas, estudaremos as principais questões que giram em torno do tema da inspiração divina, e assuntos como a particularidade e provas da inspiração, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento.
Na terceira unidade, Os Livros Apócrifos e Outras Questões, estudaremos os principais temas pertinentes aos que não entraram para a chamada Coleção Canônica.
Na quarta e última unidade, denominada Os Manuscritos, as Traduções e as Atuais Questões Bíblicas, discutiremos acerca das cópias manuscritas da Bíblia; suas diversas traduções; a influência da crítica bíblica e outras informações auxiliares.
Esperamos que, ao final do estudo e da reflexão propostos neste livro, o leitor-estudante compreenda o porque a Bíblia Sagrada é única e diferente de todos os livros que se produziu ou se possa produzir; que compreenda o porque o contato com suas páginas é elemento de transformação e diferencial de vida. Afinal de contas, a Bíblia é a suprema vontade de Deus através da palavra escrita.