Livro: Introdução à Filosofia

A filosofia é uma das atividades intelectuais mais importantes da história humana. Todo estudante de teologia precisa conhecer pelo menos os fundamentos do labor filosófico, as principais correntes históricas da filosofia, seus principais representantes e características mais destacadas. Afinal, já há dois mil anos a teologia tem dialogado com a filosofia. Portanto, nada mais natural que num curso de Teologia haja uma disciplina para introduzir os alunos nas questões filosóficas.
  • Autor: Carlos Caldas
  • Avaliação:  (6 avaliações)
  •  Versão Impressa
  •  Versão Digital (Online)

978-85-60068-35-7

134

2013

Nº Páginas

Peso

Ano

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

A filosofia é uma das atividades intelectuais mais importantes da história humana. Todo estudante de teologia precisa conhecer pelo menos os fundamentos do labor filosófico, as principais correntes históricas da filosofia, seus principais representantes e características mais destacadas. Afinal, já há dois mil anos a teologia tem dialogado com a filosofia. Portanto, nada mais natural que num curso de Teologia haja uma disciplina para introduzir os alunos nas questões filosóficas. O objetivo deste livro é fazer interface entre filosofia e teologia. Por isso, sempre haverá referências a escolas teológicas, a teólogos e a como a filosofia foi utilizada por eles.

O presente livro, que não pretende ser mais do que seu título diz, isto é, uma introdução, é dividido em quatro unidades. Na primeira, descobriremos o que é filosofia, seus períodos, e um pouco dos filósofos da Grécia antiga. Veremos também um pouco de dois pensadores cristãos importantes do mundo antigo e do mundo medieval, a saber, Agostinho e Tomás de Aquino.

A segunda unidade trata da ética, um dos grandes capítulos da investigação filosófica. Ética é a teoria do bem. Estudaremos também a questão da política, uma espécie de “ética aplicada”, porque trata da vivência humana na coletividade. Outras questões importantes serão estudadas, como ética e ciência e a utilidade da ética filosófica para o agir pastoral.

O tema da terceira unidade é a estética, a teoria do belo, da beleza, das artes. O que é o belo? Para que servem as artes? A estética filosófica pode dialogar com a teologia? De que maneira? Para quê?

Por fim, na quarta unidade, novamente uma questão histórica, desta vez abordando a filosofia moderna, a filosofia contemporânea – a assim chamada “pós-modernidade” – e a questão da filosofia da religião.

Este livro faz parte do Curso Avançado em Teologia