Livro: Geografia Bíblica

Neste livro, estudaremos, na primeira unidade, a Geografia do mundo bíblico do Antigo Testamento. Introduziremos o estudo da Geografia Bíblica definindo termos e explicando alguns pormenores da matéria. Também apresentaremos um estudo sobre as terras do Antigo Testa- mento, tratando das localidades onde se desenrolaram alguns dos principais fatos apresentados nos textos veterotestamentários.
  • Autor: João Kolenda
  • Avaliação:  (64 avaliações)
  •  Versão Impressa
  •  Versão Digital (Online)

978-85-60068-21-0

192

0,285

2009

Nº Páginas

Peso

Ano

GEOGRAFIA BÍBLICA

Um Panorama das Terras Bíblicas

A Geografia Bíblica é a disciplina que estuda o território e a história dos países relacionados ao mundo bíblico.

Neste livro, estudaremos, na primeira unidade, a Geografia do mundo bíblico do Antigo Testamento. Introduziremos o estudo da Geografia Bíblica definindo termos e explicando alguns pormenores da matéria. Também apresentaremos um estudo sobre as terras do Antigo Testa- mento, tratando das localidades onde se desenrolaram alguns dos principais fatos apresentados nos textos veterotestamentários. Outro assunto aqui apresentado (e de grande relevância para o estudante) é a peregrinação pelo deserto, evento no qual Israel passou 40 anos em solo árido. Em seguida, trataremos sobre Canaã, a terra que mana leite e mel, trazendo várias informações geográficas sobre a Terra Prometida por Deus a seu povo. Concluiremos a unidade, discorrendo sobre os povos vizinhos de Israel.

Na segunda unidade do livro, conheceremos a geografia dos grandes impérios. Trataremos dos Impérios Egípcio e Assírio, mas daremos ênfase aos Impérios Babilônico, Medo-Persa, Greco-Macedônico e Romano, aprendendo assim, características importantes dos grandes impérios mundiais que tiveram relação direta com o povo de Deus.

Na terceira unidade, “A Palestina nos dias do Novo Testamento”, estudaremos a geografia econômica da Palestina e salientaremos a importância de se estudar esse assunto, já que a Palestina faz parte do contexto onde se desenrolaram as histórias bíblicas. Prosseguiremos, nesta unidade, abordando a hidrografia, montes, vales e planícies da Palestina e explicaremos alguns detalhes sobre o clima, as estações, as chuvas e os desertos dessa região. Estudaremos também a Jerusalém nos dias do Novo Testamento, a “Cidade Santa”, e, por fim, observaremos como se deu a expansão do Cristianismo, através das viagens missionárias do apóstolo Paulo.

Na última unidade deste livro, intitulada “O mundo bíblico: destruição de Jerusalém, ressurgimento da nação e alguns cenários do Apocalipse”, trataremos dos cenários onde desenrolaram alguns dos eventos mais marcantes para a nação de Israel, como, por exemplo, a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., comandada pelo general Tito. Apresentaremos, também, algumas informações sobre a longa trajetória de Israel até sua posição de nação restituída. Os capítulos finais da unidade tratarão de locais como a Ilha de Patmos e também das sete igrejas da Ásia Menor, destinatárias do Apocalipse.

Nosso objetivo ao escrever este livro, é levar o aluno a inteirar-se com o ambiente bíblico e ter uma melhor compreensão do texto sagrado, que para nós, cristãos, é a Palavra de Deus.

Este livro faz parte do Curso Médio em Teologia