
Livro: Ética Pastoral

- Autor: Quemuel Lima
- Avaliação: (2 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
ÉTICA PASTORAL
A ética pastoral é uma disciplina teológica, cujo propósito é conscientizar o obreiro e as lideranças a viverem com integridade moral e espiritual perante Deus, a igreja e a sociedade. Atualmente os escândalos têm sido cada vez mais comuns no meio eclesiástico, onde ministros, por desobedecerem às prescrições divinas, vivem dissolutamente, apascentando o rebanho de Deus com impiedade, desamor, ganância e frieza. Diante dessa realidade, apresentaremos, neste livro, reflexões, conselhos e advertências que nos ajudarão a desenvolver um ministério segundo o coração de Deus.
Este livro está dividido em quatro unidades. Na primeira unidade, intitulada Ética: Reflexos na História, abordaremos os seguintes assuntos: a ética na perspectiva veterotestamentária, neotestamentária, grega, na perspectiva da história da igreja, das teologias contemporâneas, das filosofias e ideologias contrárias à fé cristã.
Na segunda unidade, Ética Cristã e Pastoral: Reflexos na Vida, na Família e na Sociedade, conceituaremos a ética pastoral e a classificaremos como sendo uma práxis bíblica. Trataremos da ética cristã refletida na práxis moral, familiar e social do pastor.
Na terceira unidade, A Ética Pastoral: Reflexos no Ministério e na Igreja, estudaremos a ética pastoral refletida no púlpito, na liturgia, nos relacionamentos, nas atividades e nos deveres da igreja e nas atividades pastorais e faremos uma reflexão pastoral à luz das igrejas da Ásia Menor.
Finalmente, A ética pastoral é uma disciplina teológica, cujo propósito é conscientizar o obreiro e as lideranças a viverem com integridade moral e espiritual perante Deus, a igreja e a sociedade. Atualmente os escândalos têm sido cada vez mais comuns no meio eclesiástico, onde ministros, por desobedecerem às prescrições divinas, vivem dissolutamente, apascentando o rebanho de Deus com impiedade, desamor, ganância e frieza. Diante dessa realidade, apresentaremos, neste livro, reflexões, conselhos e advertências que nos ajudarão a desenvolver um ministério segundo o coração de Deus.
Este livro está dividido em quatro unidades. Na primeira unidade, intitulada Ética: Reflexos na História, abordaremos os seguintes assuntos: a ética na perspectiva veterotestamentária, neotestamentária, grega, na perspectiva da história da igreja, das teologias contemporâneas, das filosofias e ideologias contrárias à fé cristã. Na segunda unidade, Ética Cristã e Pastoral: Reflexos na Vida, na Família e na Sociedade, conceituaremos a ética pastoral e a classificaremos como sendo uma práxis bíblica.
Trataremos da ética cristã refletida na práxis moral, familiar e social do pastor. Na terceira unidade, A Ética Pastoral: Reflexos no Ministério e na Igreja, estudaremos a ética pastoral refletida no púlpito, na liturgia, nos relacionamentos, nas atividades e nos deveres da igreja e nas atividades pastorais e faremos uma reflexão pastoral à luz das igrejas da Ásia Menor. Finalmente, na quarta unidade, denominada Ética Pastoral: Reflexos nas Questões Morais Contemporâneas, salientaremos o posicionamento do pastor e da igreja diante dos seguintes assuntos: cultura, religião, problemas sociopolíticos, relacionamentos, sexualidade, bioética e mandato ambiental. Além do mais, identificaremos os opositores da ética pastoral e apresentaremos os propósitos do Reino de Deus para o pastor e a Igreja.
Nossa expectativa é que, ao final do estudo deste livro, o leitor internalize a vocação de ser um obreiro aprovado por Deus: “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho” (2 Tm 2.15 – NTLH).