
Livro: Escatologia

- Autor: Flávio dos Santos
- Avaliação: (42 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
ESCATOLOGIA
REVELAÇÕES E JUÍZOS PARA O FIM DOS TEMPOS
O homem, a partir do momento em que foi criado por Deus, passou a ter uma perspectiva de vida constante e progressiva, fato esse que o levou a estar com o olhar fixo no horizonte a contemplar o futuro, o seu futuro! Antes de se rebelar contra o seu Criador, o seu futuro era de paz, alegria e harmonia, sem dor, sofrimento ou cessação da vida. Porém, com a entrada do pecado no cenário humano, tudo mudou, o futuro se tornou obscuro, incerto e tenebroso, pois, agora, o homem teria que conviver com uma realidade dura e repugnante: a morte. Muitas perguntas surgem no coração do homem: para onde vou após a morte? Como é a experiência do pós-morte? Até onde iremos? O que nos reserva o futuro? O fim de tudo é real? São essas e muitas outras dúvidas que o deixam ansioso por respostas a ponto de ir em busca de soluções. Por causa dessas ansiedades, muitas portas foram abertas para que o inimigo de sua alma, o Diabo, encontrasse terreno fértil para disseminar seu intento maligno e levar o homem a se distanciar cada vez mais do seu Senhor.
As Escrituras Sagradas, nos seus dois Testamentos, falam de predições futuras, de restauração da humanidade e aponta para um futuro no qual tudo será renovado e livre do pecado; um tempo em que a morte não mais existirá e o homem viverá para sempre na presença de Deus, ainda que tenha provado a morte, ressurgirá para a vida eterna. Contudo, essa restauração não será para todos, mas somente para aqueles que aceitarem a Jesus Cristo como Senhor e salvador; para os que O rejeitarem, um futuro de destruição, abandono e vergonha eterna. Por isso, saber o que a Palavra de Deus diz acerca do futuro é importante para o cristão fortalecer a sua fé, manter viva a esperança da salvação em Cristo Jesus, manter uma vida de constante vigilância em santificação, adorando a Deus em todo tempo e lugar e saber que haverá um dia em que os ímpios prestarão contas diante do TodoPoderoso de todos os seus atos. A disciplina bíblica que trata de todas essas questões é chamada de Escatologia, que é o objeto de estudo deste livro.
Para facilitar o estudo, dividimos o livro em quatro unidades, sendo que cada uma delas tem cinco capítulos. A primeira unidade traz o seguinte título: Escatologia: Doutrina e Interpretação. Nela abordaremos os assuntos: Doutrina, aspectos históricos, técnicas na análise da Esca-tologia, o processo para sua interpretação e a importância das visões de Daniel para entendermos essa disciplina. Na segunda unidade, estudaremos sobre “O Arrebatamento da Igreja”. Discutiremos os sistemas de interpretação de uma maneira geral, destacaremos o prémilenismo e o pré-tribulacionismo, o conceito de “parousia” e os sinais que antecedem a Vinda de Cristo. Na terceira unidade, vamos discorrer sobre o que é a morte e quais suas implicações para o crente; falaremos sobre a ressurreição que é a esperança dos salvos; enfocaremos o destino eterno dos salvos e dos ímpios e apresentaremos tratados sobre o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro. Por fim, na última unidade, trataremos do período da Grande Tribulação, da Batalha do Armagedon, do Milênio, Juízo Final e finalizaremos com um estudo sobre a Eternidade.
Desejamos, de todo coração, que ao terminar este estudo o estudante deseje ardentemente servir melhor a Cristo, fazer a obra de evangelização para alcançar o maior número de vidas possível para o Reino de Deus e se dedicar ao máximo para ser usado pelo Senhor nesta Terra, além de viver em constante vigilância, oração e consagração, tendo no seu coração amor e temor para que aquele dia não o surpreenda, mas que esteja preparado para ir ao encontro do Senhor Jesus.