
Livro: Epístolas Paulinas

- Autor: Thiago Pires
- Avaliação: (0 avaliações)
- Versão Impressa
- Versão Digital (Online)
EPÍSTOLAS PAULINAS
Doutrinas fundamentais para a fé cristã
A importância do Novo Testamento para a fé cristã é fundamental, nele encontramos o berço do cristianismo, bem como o surgimento do Salvador, sua vida, obras e ministério terreno. Ninguém que observasse o cristianismo em seu nascedouro poderia imaginar que se tornaria tão grande, espalhando-se por todo o mundo. Doze homens, conhecidos como discípulos que, posteriormente, tornar-se-iam apóstolos, revolucionaram o conceito de devoção.
Neste cenário, aparece Saulo de Tarso que, após um encontro sobrenatural com Jesus, passa a usar o seu nome romano, Paulo, tornando-se o apóstolo dos gentios. Sua trajetória de fé é emocionante e empolgante, marcada por altos e baixos, mas, sempre nos ensinando a manter a fé.
Nesta obra intitulada “Epístolas Paulinas” abordaremos, na primeira unidade, a vida de Paulo, seu ministério, viagens missionárias, sua cristologia e a ética Paulina; seguiremos falando sobre Romanos, tratando de temas, tais como, a degradação da semelhança divina no homem provocada pelo pecado, apresentando, em seguida, a justificação, que é na verdade a solução divina para as consequências do pecado. Buscaremos a gênese da justificação, detectando a origem dessa ideia, bem como as correlações entre ela e a salvação. Em Gálatas, apresentar-se-á a lei versus graça, onde trabalharemos as obras da carne e o fruto do Espírito.
Na segunda unidade, abordaremos as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom, que ficaram conhecidas como cartas da prisão. Iniciaremos, tratando sobre a carta de Filipenses e os aspectos da alegria cristã, bem como sobre a importância da unidade dentro dessa carta à igreja de Filipos. Em seguida, trabalharemos em Efésios a espiritualidade do cristão. Em Colossenses, apresentaremos o Cristo exaltado e, por fim, analisaremos a carta de Filemom que ficou conhecida como a carta da reconciliação.
Na terceira unidade, abordaremos as cartas de 1 Coríntios cujo tema será as bases da igreja; Paulo trabalha resoluções extremamente práticas e ao mesmo tempo profundamente teológicas, temas tais como: o combate às facções religiosas, uma mensagem em total harmonia com os evangelhos, disciplina, matrimônio e seus aspectos, seguiremos falando sobre os dons espirituais e a ceia. Em 2 Coríntios, o tema é a igreja de Deus sendo ajustada e, iniciaremos falando sobre a defesa que o apóstolo Paulo faz do seu apostolado em seguida falaremos sobre oferta, caminharemos falando sobre o combate as heresias e aos falsos mestres. Em I Tessalonicenses falaremos de uma igreja vibrante, assim como os elogios que Paulo fez para a comunidade de Tessalônica pelo excelente trabalho realizado, veremos também as exortações de Paulo para que essa igreja vivesse em santidade, por fim, destacaremos os esclarecimentos do Apóstolo Paulo sobre o arrebatamento.
Em II Tessalonicenses o Apóstolo Paulo trabalha temas que anteriormente já havia trabalhado em sua primeira carta, mostrando a sua preocupação em manter a chama da santidade acessa nessa igreja, aborda, também, os eventos escatológicos que causavam grandes dúvidas no meio dessa comunidade, por fim, há um forte combate aos falsos mestres destacado na epístola.
Na quarta unidade focaremos no tema a vida da igreja. Em I Timóteo falaremos sobre a vida da igreja local, seguiremos falando sobre os conselhos do Apóstolo Paulo para Timóteo, abordaremos os princípios norteadores do culto, trabalharemos a importância da oração na vida do cristão e seguiremos falaremos sobre a conduta das mulheres no culto. Concluiremos com as qualificações exigidas para os pastores e diáconos.
Em II Timóteo Paulo não está preocupado em instruir sobre a organização da igreja, mas em instruir com preciosos conselhos um jovem pastor, e esses são os últimos conselhos do grande desbravador e plantador de igrejas. Veremos com clareza o cuidado e o carinho que Paulo tem com Timóteo. Em Tito observaremos a sã doutrina como resposta para uma vida estruturada em Cristo, assim como as responsabilidades da liderança com a doutrina, a doutrina no seio familiar. Em seguida, no capítulo cinco, abordaremos a eclesiologia de Paulo e, por fim, uma palavra para a liderança atual.
O nosso objetivo é que, ao findar desta obra, você possa ter tido a oportunidade de conhecer a vida, obra e ministério de um grande homem de Deus chamado Paulo, assim como também de examinar os principais temas das Epístolas Paulinas, que vão desde salvação à escatologia, graça e lei, pecado e santificação. Ao findar a leitura deste livro o querido leitor, por certo, terá uma visão panorâmica sobre quem foi Paulo, o que ele fez e principalmente qual foi o seu legado para o Cristianismo.